Humberto Santa Cruz diz que FIOL é fundamental para o MATOPIBA

humberto

A Ferrovia Oeste/Leste (FIOL) é fundamental para o desenvolvimento não só da Bahia, mas também de toda a região agora denominada como MATOPIBA. O MATOPIBA é a última fronteira agrícola em expansão do mundo e abrange 337 municípios num total de 73 milhões de hectares nos Estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

É uma região em plena expansão produtiva, onde a produção de soja na região, por exemplo, saltou de 84 mil toneladas em 1993 para 7,6 milhões no ano passado. A região é estratégica para o Governo Federal, tanto que está sendo implantada uma agência de desenvolvimento para promover investimentos em infraestrutura e produção nessa região.

Afirma Humberto:

Quando se trabalha com obra da envergadura da FIOL não se pode pensar só no momento atual, é preciso trabalhar com uma linha de futuro que abranja pelo menos duas gerações. A FIOL, hoje, é uma necessidade urgente de toda essa região, precisamos ligar essa região central do Brasil ao litoral e não podemos deixar esse sonho morrer por conta de decisões burocráticas, muitas vezes tomadas nos gabinetes sem o menor conhecimento da realidade das áreas por ela afetadas. Se preciso for, juntos, os prefeitos de toda a região abarcada pela Ferrovia Oeste/Leste, seguiremos para Brasília e lutaremos pela FIOL.

Neste momento, Humberto participa de reunião da UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia e o tema principal de sua alocução é o término da Ferrovia.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Humberto Santa Cruz diz que FIOL é fundamental para o MATOPIBA”

Deixe um comentário