Aeroporto de Luís Eduardo ganha pista com balizamento noturno

João Antonio Franciosi, Humberto Santa Cruz e Lauro Luza: muito trabalho para a realização da grande obra.
João Antonio Franciosi, Humberto Santa Cruz e Lauro Luza: muito trabalho para a realização da grande obra.

A pista do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães – homologada pela ANAC em abril de 2012 – recebeu, na noite desta sexta-feira, mais de duas centenas de empresários da cidade para inaugurar oficialmente o balizamento noturno. Iniciativa de um grupo de empresários, em parceria público privada com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, a pista de 2.050 já está entre as maiores do Estado e tem projeto de expansão de mais 1.000 metros, o que a tornaria maior que a pista de Salvador.

Hoje o Aeroporto conta com abastecimento também homologado da Aeroprest-Goiânia. A capacidade de armazenamento é de 200 mil litros, divididos entre avgás – gasolina de alta octanagem – e querosene de aviação – querojato. A área protegida dos tanques é de 200 x 200 metros e o abastecimento será realizado com veículo especializado.

aero 2

Presença maciça do empresariado da cidade e da Região

Presença maciça do empresariado da cidade e da Região

aero 3

A pista do AeroLEM conta também com ligação asfáltica com a BR 242, pátios de estacionamento amplos, dois grandes hangares particulares e a taxiway, que permite deslocamento de aeronaves para decolagem enquanto o piloto aguarda pouso de outros aviões.

Falta apenas o terminal de passageiros para o aeroporto operar com linhas comerciais. A sala vip do aeroporto tem servido para receber visitantes e autoridades.

imagem aérea da pista iluminada
imagem aérea da pista iluminada

Os empresários ouviram com atenção os pronunciamentos dos empresários Lauro Luza e Antonio Franciosi e do prefeito Humberto Santa Cruz, que contaram a história do empreendimento e discorreram sobre as dificuldades iniciais, vencidas com a coesão de um grande grupo de empresários.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário