Humberto debate energia elétrica da região oeste com João Leão e Coelba

Prefeito e autoridades debatem energia elétrica na região oeste

O prefeito Humberto Santa Cruz se reuniu na sexta-feira, 06, com o vice-governador e Secretário de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), João Leão e representantes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para discutir a situação do sistema de fornecimento de energia elétrica na região Oeste da Bahia.

Dias antes, na terça-feira, 03, o prefeito havia aproveitado a vinda do vice-governador e secretário de estado a Barreiras, onde participou do Ato Público em Defesa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), para tratar do assunto.

Segundo Humberto a qualidade do serviço que está sendo oferecido pela Coelba está limitando a expansão industrial e agroindustrial da região, bem como trazendo prejuízos à produção agrícola irrigada em todo oeste.

Segundo a companhia, as principais dificuldades do sistema de energia elétrica da Região Oeste são as linhas elétricas extensas; a sazonalidade climática com variações extremas; a incidência de queimadas e descargas atmosféricas; e a dependência das gerações nas usinas locais (PCH Boa Sorte e UTE Sykué).

Embora, algumas ações tenham sido iniciadas pela companhia, a solução definitiva para o problema no fornecimento de energia para a região oeste será a construção de duas subestações de energia elétrica, a Rio Grande II e a Barreiras II, ambas fundamentais para a região Oeste da Bahia.

A obra inclusive já teria sido licitada e contratada. A previsão para seu funcionamento é setembro de 2016.

Segundo o prefeito Humberto Santa Cruz está obra é imprescindível para o desenvolvimento de toda região e “caberá ao governo estadual e a própria sociedade levantar a bandeira para intervenção junto ao Ministério das Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que façam as contratações necessárias para a execução das obras”.

Durante a reunião ficou acordado que Seplan e a Coelba produzirão notas técnicas sobre a questão das obras de ampliação das subestações de Rio Grande II e de Barreiras II, para a ampliação da oferta de energia na Região Oeste da Bahia, assim como, dos riscos de colapso no sistema se estas obras não forem executadas no prazo previsto. Também participaram da reunião o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo; o secretário de Indústria e Comércio de Luís Eduardo Magalhães, Sérgio Pitt; o assessor especial da Seplan, Antônio Alberto Valença e o diretor de Planejamento Econômico da Seplan, Roberto Fortuna. Representando a Coelba estiveram presentes os superintendentes Sérgio Mello e Emmanuel Sampaio Lopes, os gerentes Paulo Medeiros e André Araújo, a gestora de Estudos Elétricos, Carlene Meirelis, e o engenheiro Vinicius Medrado.

 

sobrados

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário