
No dia 5 de novembro de 2015 as barragens de Fundão e Santarém, da Samarco Mineração, localizadas entres os municípios de Mariana e Ouro Preto, se romperam liberando uma onda de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues.
Veja acima as imagens do “antes e depois” da região devastada com mais detalhes:
Imagens do satélite WorldView-2 – Bento Rodrigues – Mariana/MG
A primeira imagem foi coletada no dia 21 de Julho de 2015. Já a segunda, foi coletada no dia 10 de Novembro de 2015, data posterior ao rompimento da barragem. Abaixo, mais detalhes da tragédia, que resultou no maior desastre ambiental na história do País. Clique nas imagens para ampliar.



Uma grande barragem da mesma empresa mineradora, Samarco, na mesma calha, tem fissuras conforme estudos geológicos realizados depois do desastre. Ela contem o dobro do volume de rejeitos e águas das duas barragens que estouraram.

Queremos que a mineradora reconstrua as vidas que ela destruiu com a sua irresponsabilidade ,e mais a construção das casas dos moradores de Bento Rodrigues , que façam uma organização e a reconstrução da cidade e das casas destruídas pela lama vermelha vindo da minerador samarco e tenha a hulmildade de.ajudar os necessitados