
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária está intensificando a arborização urbana neste final de ano. Na última sexta-feira, 20, o canteiro central da Avenida Ayrton Senna e a Praça da Bíblia no bairro Santa Cruz receberam cerca de 200 mudas das espécies Ipê Rosa, Jacarandá-mimoso, Tamboril, Jasmim-manga, Guapuruvu e Hibiscus.
O mutirão de arborização foi realizado com a ajuda dos alunos do 5º ano matutino da Escola Municipal Ângelo Bosa. Além de plantar as mudinhas, os estudantes participaram de uma palestra sobre a importância das árvores para a população e para a cidade e curiosidades sobre o bioma cerrado, ministrada pela Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental, Poliana de Holanda.

“Uma cidade mais arborizada resulta em uma melhoria na qualidade de vida e a época da chuva é a melhor ocasião para o plantio e desenvolvimento das mudas” explicou Poliana de Holanda. “Ficamos felizes em ver que a população se mostrou muito engajada em cuidar das espécies plantadas e é isso que nos motiva a continuar com o projeto”, continuou.
O mutirão de arborização continua nesta terça-feira, 24, com o plantio de mudas no Centro da Cidade e na sexta-feira, 27, o mutirão segue no bairro Santa Cruz.
As pessoas interessadas em adquirir mudas podem procurar o Viveiro Municipal localizado na Rua Teixeira de Freiras, próximo a Unidade Básica de Saúde Oscar Doerner, no bairro Santa Cruz ou entrar em contato pelo telefone 3628-3800. Vale lembrar que a distribuição das mudas é gratuita e que esta é a época do ano mais indicada para o plantio.

Gostei muito da ação de arborização. Porem melhor analisar melhor as espécies escolhidas. Pois Tamboril e uma espécie de crescimento rápido , torna-se uma grande arvore frondosa, no entanto de pouca resistência de seus galhos ao vento, e de pouca estruturação de raízes, quando na atingir sua fase adulta. Podendo no futuro causar grandes prejuízos dependendo onde será implantada.
Complemento as palavras do amigo Nogueira.
Essa é uma espécie de crescimento muito rápido, tanto é que a foto comprova, em seis anos tem no mínimo uns 12m de altura. Como cresce rápido a densidade da madeira é baixa, sendo considerada uma madeira mole e seu plantio não é indicado perto de construções, fiações elétricas e transito de pessoas e carros. É muito utilizada em bosques, grandes avenidas, campos abertos e em reflorestamento em geral.
Em qualquer “tempo feio” com fortes ventos, a redação do Expresso pode ser atingida com a quebra de um galho, ou até mesmo o tombamento do indivíduo. Seria muito interessante já ir providenciando uma poda nos galhos que estão em direção ao imóvel, logo uma poda drástica para evitar peso em dias de chuva.
Mas vai cortar o barato de ter uma árvore desse porte no quintal, que eu acho sensacional, sombra, diversos pássaros nativos e a companhia de um vegetal gigante, muita energia positiva na área.
Também aproveito para dizer é um árvore muito bonita e poderosa.
Teu QG está de parabéns!
Abraço a todos da família Expresso!