ACM Neto ponteia com grande maioria nas pesquisas para Prefeito

neto

Pesquisa do Instituto Farani sobre as eleições municipais do próximo ano em Salvador, à qual o site Política Livre teve acesso com exclusividade dá ao prefeito ACM Neto (DEM) a liderança absoluta do processo sucessório, com 67,6% das intenções de voto na sondagem estimulada (quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado).

À pergunta “Se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem esses em quem você votaria?”, 13,6% cravaram brancos e nulos. 4,1% votariam na senadora Lídice da Mata (PSB) e o mesmo percentual no deputado estadual Sargento Isidório, recém-filiado pelo governo estadual no PROS com o objetivo de concorrer à Prefeitura. 4,0% ainda não sabem.

O senador Walter Pinheiro (PT) aparece com 3,2% das intenções de voto, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) surge com 2,2% e o vereador de Salvador Edvaldo Brito (PTB) é lembrado por 1,3% do eleitorado.

Na consulta espontânea (quando não é apresentado o nome dos candidatos), 43,5% ainda não sabem em quem votar e ACM Neto aparece com 40,6% das intenções de voto. Branco e Nulo somam 14,7%. O secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, do PT, aparece com 0,4%, seguido do ex-prefeito João Henrique (PR), com 0,2%, do ex-governador Jaques Wagner (PT), atual ministro chefe da Casa Civil, com 0,2%, e de Alice Portugal e do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), com o mesmo percentual. Sargento Isidório crava 0,1%, do mesmo jeito que Lídice da Mata e a deputada federal Tia Eron (PRB).

A pesquisa foi realizada na capital baiana entre os dias 24 e 27 de novembro com duas mil entrevistas em 60 bairros (em 20 zonas eleitorais). Sua margem de erro é de 2,0%, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5 %.

Queiram ou não seus eleitores, se Neto for reeleito governa só por dois anos. Ou um pouco menos do que isso, porque em 2018 será candidato, sem sombra de dúvida ao Governo do Estado.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário