30 anos depois, finalmente a Ferrovia Norte-Sul está operacional

Agora, às 10h,  acontece a saída do segundo carregamento de farelo de um total de 21 mil toneladas que serão transportadas até o final do ano pela Ferrovia Norte-Sul (FNS). A contratação do transporte foi feita entre a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., a VLI, operador ferroviário ligado ao grupo Vale e a Granol, esmagadora de soja e produtora de farelo e biodiesel.

Será o primeiro navio carregado no porto de Itaqui, em São Luís (MA), com mercadoria vinda do Centro-Oeste e transportada em toda a extensão atual da FNS. O trem é composto por três locomotivas, tracionando 80 vagões carregados de farelo de soja.

Cada vagão transporta 85 toneladas, o que corresponde a três carretas rodoviárias. No total, serão cerca de menos 240 carretas em circulação nas estradas brasileiras. Em 2016, também estão previstos carregamentos de contêineres, granéis líquidos e sólidos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário