Repelentes são seguros e podem ser utilizados por gestantes e crianças

Informações e orientaçõesA Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, esclarece através do Departamento de Vigilância Sanitária, que não há qualquer impedimento para a utilização de repelentes por mulheres grávidas, desde que estejam devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo do produto.

“Uma das formas de prevenção contra as infecções transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypiti – dengue, febre chikungunya e zika vírus, é o uso de repelentes”, explica o Diretor de Vigilância em Saúde, José Lima.

Em nota, a Anvisa informou que estudos conduzidos em humanos durante o segundo e o terceiro trimestres de gestação, e em animais durante o primeiro trimestre, indicam que o uso tópico de repelentes à base de n,n-Dietil-meta-toluamida  (DEET) por gestantes é seguro.

No entanto, tais produtos não devem ser usados em crianças menores de dois anos. Em crianças entre dois e 12 anos, a concentração dever ser no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a três vezes por dia. Concentrações superiores a 10% são permitidas para maiores de 12 anos.

Além do DEET, no Brasil são utilizadas em cosméticos as substâncias repelentes Hydroxyethylisobutylpiperidinecarboxylate (Icaridin ou Picaridin) e Ethylbutylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR 3535), além de óleos essenciais, como Citronela. Embora não tenham sido encontrados estudos de segurança realizados em gestantes, estes ingredientes são reconhecidamente seguros para uso em produtos cosméticos conforme compêndios de ingredientes cosméticos internacionais.

Um assunto que ainda não foi debatido pela Vigilância Sanitária são as fossas de esgoto como fonte de proliferação de mosquitos. Como Luís Eduardo Magalhães tem um pequeno número de domicílios ligados a rede de esgoto, a maioria se serve de fossas comuns. Com a natural decantação, sempre sobra um pouco de água turva na fossa para que a fêmea do Aedes Aegypti ponha os seus ovos. Como medida preventiva, é importante tapar os respiros da fossa e os ralos por onde os mosquitos costumam escapar. Só tire a tampa do ralo do chuveiro, por exemplo, quando for utilizá-lo. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Repelentes são seguros e podem ser utilizados por gestantes e crianças”

  1. A dengue, zika vírus e febre chikungunya matam!

    Você vai morrer se não fizer alguma coisa!

    A muriçoca pica e a picadura do mosquito mata!

    Seja mais inteligente que o mosquito, limpe sua casa e ao redor de sua casa, não deixe
    água parada!

Deixe um comentário