
O Rally Dakar inicia no próximo dia 4 de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina. No entanto, há dúvidas sobre a realização da competição nesta data por conta das fortes chuvas que assolam não só a Argentina, mas também o Uruguai, Paraguai e sul do Brasil. As inundações na região causaram fortes consequências e já somam quatro mortos além de 160 mil pessoas desalojadas de suas casas.
A primeira etapa do Dakar parte da capital rumo a Villa Carlos Paz. O rio Paraná, um dos principais responsáveis por agravar a situação, banha a cidade de Rosario, o que é uma grande preocupação para a organização do campeonato, já que os competidores passarão pelo local. O diário La Capital publicou que o Instituto Nacional de Água (INA) emitiu uma nota onde projeta para o próximo dia 2 de janeiro 5,19 metros de chuva.
O novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, que também já foi mandatário do Boca Juniors, suspendeu suas férias de final de ano para dar atenção especial a tragédia no país. Ele participará do Comitê de Crise na província de Entre Rios.
O Rally Dakar começa na Argentina, onde acontecerá a maior parte da competição, e passará também por território boliviano. A disputa terá 14 dias de duração e é conhecida por ser a mais exigente do mundo.
10 Brasileiros participam da Edição 2016

A partir do dia 2 de janeiro, o maior rali do planeta estará de volta aos canais FOX Sports. Nove mil quilômetros, sendo cerca de 4,5 mil de trechos cronometrados, formam o trajeto do Rally Dakar, que, em 2016, contará com dez representantes do Brasil na disputa que parte de Buenos Aires e vai até Rosário, na Argentina, passando também por territórios da Bolívia.
Nos carros, as duplas Guilherme Spinelli/ Youssef Haddad, João Antonio Franciosi (Tonho)/ Gustavo Gugelmin e Jorge Wagenfuhr/ Joel Kravtchenko disputarão a prova pela Mitsubishi. Já Marcelo Medeiros, pela Yamaha, correrá de quadriciclo, enquanto Leandro Torres e Lourival Roldan, juntos, competem com um UTV Polaris (subcategoria dos carros).
Único brasileiro a correr de moto, Jean Azevedo, da equipe HSA Rally Team, disputará a prova pela 18ª vez, e é um dos mais experientes. “A expectativa sempre é boa. Treinei o ano todo e me preparei durante as provas aqui no Brasil, assim como no Rally do Marrocos. Buscarei fazer um bom trabalho e tentar trazer bons resultados para a equipe e nosso País”, disse o paulista, nove vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country e hexa do Rally do Sertões.
