Maiores cidades perdem quase 1/5 da sua receita

As maiores cidades brasileiras apresentaram queda na arrecadação de impostos em 2015 e Salvador foi um dos lugares mais afetados.

Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, que analisou os 50 municípios mais populosos do país, a queda na receita de impostos no ano passado foi de 17,7% na comparação com 2014. O índice é o maior entre todas as cidades avaliadas.

O levantamento aponta que 38 dos 50 municípios estudados apresentaram redução da arrecadação. Juntas, elas receberam R$ 2,7 bilhões a menos que em 2014, o que representa uma retração de 4%.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, os cortes nos repasses da União é um dos grandes responsáveis pela queda na arrecadação das cidades.

“A despesa no município é diferente daquela da União porque é ‘incomprimível’. Não pode deixar de dar merenda escolar, tirar o lixo da rua ou fornecer remédio. Não pode fazer o que a União está fazendo: não pagar ninguém, atrasar programas”.

Segundo o estudo, a segunda cidade com maior queda nas receitas de impostos é Porto Velho, que apresentou retração de 14,9%. Em seguida vêm três cidades cariocas: Campos dos Goytacazes (13,3%), Nova Iguaçu (12,6%) e Belford Roxo (7,8%).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário