
O ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima morreu na madrugada desta segunda-feira (11). A informação foi confirmada pelos seus filhos, Geddel e Lúcio, através do Twitter. “Agora a pouco,meu amado pai, Afrisio Vieira Lima , iniciou sua viagem para eternidade, deixando saudades e exemplos”, publicou Lúcio. “Uma dor sem fim Perdi o parceiro de toda uma vida Não sei o q vai ser daqui pra frente da minha vida Vai em paz meu amor, vai em paz meu PAI”, lamentou Geddel. O PMDB distribuiu nota à imprensa agora pela manhã:
Morre aos 86 anos o ex-deputado Afrísio Vieira Lima
É com enorme pesar que o PMDB da Bahia lamenta o falecimento do ex-deputado Afrísio Vieira Lima, aos 86 anos, na noite deste domingo (10), às 23:55, em Salvador. Pai de Geddel Vieira Lima e de Lúcio Vieira Lima, Afrísio deixa também sete netos e a viúva Marluce Quadros.
O velório acontece ao longo desta segunda-feira (11) no cemitério Campo Santo, em Salvador, com missa de corpo presente às 15:30 e sepultamento às 16:30.
Trajetória
Afrísio nasceu em 19 de março de 1929, na cidade baiana de Remanso. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, o ex-deputado assumiu diversos cargos durante a vida pública, como superintendente do Centro Industrial de Aratu e secretário estadual de Segurança Pública da Bahia. Foi eleito vereador na cidade de Itaquara, de 1963-1967, deputado estadual, de 1971-1975, e quatro vezes deputado federal, de 1975-1991.
Foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, em 1974, e também superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).
No longo período de poder de Antonio Carlos Magalhães na Bahia, Afrísio foi seu homem de confiança e um dos principais aliados. Um dia brigaram no gabinete de ACM e Afrísio nunca mais o cumprimentou. Os filhos, Geddel e Lúcio, passaram para a Oposição e foram o principal polo de resistência a ACM em toda a Bahia. Hoje Geddel, Lúcio e ACM Neto estão novamente do mesmo lado, depois de 9 anos de poder do PT.
Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso