Situação de enchentes não é boa em 14 cidades no Vale do Rio Corrente

Quatorze cidades da bacia do Rio Corrente estão com problemas sérios. Em Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe o rio inundou grande parte do centro, paralisando o comércio e prejudicando residências. Informes não confirmados dizem que o somatório da precipitação atingiu 500 mm na última semana, o equivalente a uma lâmina de meio metro d’água em cada metro quadrado. A BR 349 tem o tráfego interrompido em alguns trechos.
O grande lago da hidrelétrica de Sobradinho subiu quase 1% de ontem, 21, para hoje, 22 de janeiro. A taxa de crescimento deve ser potencializada com a chegada das águas mais distantes, nas cabeceiras do rios que formam a extensa bacia do rio São Francisco.
A bacia drena águas de mais de 640.000 km², uma extensão geográfica do tamanho da França.

santa-maria-5

Entre os principais afluentes do Velho Chico estão o rio Grande, rio Corrente, rio Paracatu, rio Paraopeba, rio Abaeté, rio das Velhas e rio Jequitaí. A bacia hidrográfica estende-se pelas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, drenando águas dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

santa-maria-6

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário