Um mutirão para salvar vidas. Vai ser dessa forma que os cidadãos do município de Luís Eduardo Magalhães vão receber a equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, desta segunda à quinta-feira (25 a 28 de janeiro).
A ação integra a campanha itinerante do órgão e acontece no prédio da unidade de saúde da cidade, localizada na Avenida Brasília, s/n, atendendo ao público das 7h às 15h, e tem o objetivo de suprir a demanda por sangue da região. O evento é apoiado pela prefeitura local e busca mobilizar doadores de sangue e de medula óssea. Em decorrência da campanha, neste período, não haverá coleta na unidade de Seabra, apenas o setor de expedição de hemocomponentes.
Para ser um doador de sangue e ajudar na campanha da região oeste, o candidato, na faixa etária de 16 a 69 anos, deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, e evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
Prefeito e Secretários assistem início dos trabalhos

O prefeito Humberto Santa Cruz esteve, na manhã desta segunda-feira, 25, nas futuras instalações da Unidade Básica de Saúde, localizada na Avenida Brasília, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acompanhando o primeiro dia da campanha de doação de sangue, fruto da parceria entre a Prefeitura e o HEMOBA.
Em conversa com o secretário de Saúde, Werther Brandão, e a coordenadora do HEMOBA, Cintia Ribeiro, o prefeito Humberto Santa Cruz falou do interesse do município em sediar uma unidade de coleta do HEMOBA. “Já entramos em contato com a coordenação do HEMOBA, para oficializarmos essa parceria entre a prefeitura e o órgão”, disse o prefeito. A prefeitura entraria com RH e espaço e o HEMOBA com o aparato técnico para que a unidade de coleta comece a operacionalizar.
Segundo Cíntia, Luís Eduardo Magalhães tem sido um excelente parceiro para o HEMOBA e o objetivo é manter a parceria. “Essa unidade seria apenas de coleta de sangue. A central continuaria em Barreiras”, comentou a coordenadora, que para essa campanha, espera a coleta de 280 bolsas de sangue.

A OAB/LEM é parceira neste intento junto ao Secretário de Saúde e ao HEMOBA.