O rio São Francisco se recupera e Sobradinho alcança 10% no reservatório

As águas da chuvarada que atingiram a Bahia durante quase todo o mês de janeiro finalmente começam a chegar ao grande lago da hidrelétrica de Sobradinho, que regula todo o fluxo do rio à montante até sua chegada ao mar. Ontem a leitura registrava que a represa estava com 9,9% de toda a sua capacidade. Com as chuvas previstas para fevereiro e os lençóis freáticos recuperados, é bem possível que o rio São Francisco chegue ao final da temporada de chuvas com uma posição melhor que em março de 2015, quando apresentava apenas 20% de sua capacidade.

No final de novembro o Velho Chico era apenas uma lembrança do poderoso rio da Integração Nacional. A represa de Três Marias tinha praticamente interrompido o seu fluxo e Sobradinho estava com apenas 1% acima do volume morto.

Atualmente, as chuvas de Minas Gerais proporcionaram que o reservatório de Três Marias atinja 22% de sua capacidade.

A hidrelétrica de Sobradinho tem potencial energético de gerar 58% de toda a energia hidráulica da Região nordeste. Atualmente os operadores ainda mantém a vazão mínima das turbinas, com 800 m³/segundo.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “O rio São Francisco se recupera e Sobradinho alcança 10% no reservatório”

Deixe um comentário