
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um veículo a 190 KM/h durante fiscalização realizada no KM 150 da BR 407, trecho entre os municípios baianos de Senhor do Bonfim e Filadélfia. As operações com o aparelho radar são realizadas em todo o estado como uma das ações preventivas para evitar acidentes de trânsito, especialmente os acidentes graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente.
Durante as grandes operações, como nesta Operação Carnaval, as ações com o radar são bastante intensificadas, uma vez que nestes períodos no Brasil, tradicionalmente mais veículos utilizam as rodovias federais para seus deslocamentos.
Durante o período do feriado, o foco da PRF continua sendo nas condutas responsáveis por elevados índices de letalidade nos acidentes. Por isso, além da embriaguez ao volante, os esforços de fiscalização estarão voltados para coibir o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete pelos motociclistas, que, segundo estudos do Ministério da Saúde, representam ¼ das mortes em acidentes de trânsito no país. Também será dada atenção às fiscalizações que envolvem habilitação, uso de cinto de segurança, o transporte clandestino de passageiros e relativos aos equipamentos obrigatórios dos veículos, especialmente quanto aos quesitos de iluminação.
Observe e obedeça a sinalização:
Velocidade – Respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;
observe a velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização;
onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes;
cuidado com o excesso de velocidade, pois é a causa da maioria dos acidentes (multas que variam entre R$ 85,13 a R$ 574,62, além da perda de 4 a 7 pontos na CNH).

