Barragem de Sobradinho enche rápido. Chuvas diminuem no Carnaval.

são chico

A previsão de chuvas fracas na região metropolitana de Salvador também é a mesma para as regiões Oeste e São Francisco, porém, as altas temperaturas esperadas (com máximas variando entre 33°C e 36°C) podem colaborar para a ocorrência de eventos isolados de chuvas moderadas.

Nas demais áreas da Bahia, que inclui o Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e Sudoeste, é a massa de ar que mais influencia o tempo, deixando o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas.

Com a ausência de nuvens, as temperaturas permanecerão elevadas nessas regiões, com máximas de até 35°C, conforme o Inema. Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C.

São Francisco

Ontem o grande lago de Sobradinho atingiu a cota de 15%, o que significa água em abundância para beber e irrigar. Os grandes projetos de pequenos irrigantes nas margens do rio São Francisco conheceram um final de 2015 terrível, com o lago contendo apenas 1% de sua capacidade.

Se continuar crescendo assim, com chuvas garantidas pelos institutos de previsão meteorológica, o lago de Sobradinho deverá alcançar rapidamente a cota de 20%, a mesma de quando as chuvas foram interrompidas no ano passado. Os nordestinos da grande região do semiárido ainda têm esperanças de chuvas em abril e maio, o que viria contribuir para as lavouras de subsistência da região.

Grandes açudes em todo o Nordeste, que não enchiam há 3 anos, estão sangrando, sinal de água farta para o grande período de estio.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário