
Exxon Mobil, Petro China, Shell, British Petroleum, Chevron, Gazprom (Rússia), Total (França) e Sinopec (China), em ordem de grandeza, são as petroleiras que mandam e desmandam no petróleo do mundo. Inclusive criando crises artificiais de alta e baixa de preços.
São as empresas que mais lucram com a aprovação do projeto do senador José Serra, de nova partilha das reservas do pré-sal. Ele pode ter arrumado financiadores de campanha para 2018, mas conseguiu um legado de vilania e entreguismo que dificilmente vai superar ao longo da sua carreira política. Toda vez que ele subir num praticável para discursar, em campanhas, seus adversários vão lembrá-lo desta epopeia de lesa-pátria. Assim como Fernando Henrique Cardoso é sempre lembrado pela privatização da Vale e das empresas de telecomunicações do País.
Enquanto o construtor de aeroportos, Aécio acha que é sua vez e o administrador da merenda escolar de São Paulo, Alckmin, lança-se como pré-candidato, Serra vai ter que lutar muito para convencer seus pares da viabilidade de sua campanha.
Acredita-se até que rasguem-se mutuamente na pré-campanha, viabilizando uma campanha das alas progressistas e até do próprio PMDB.

mesmo fora do comando do governo da republica os quadrilheiros do PSDB já conseguiram vender o Pre-Sal imaginem se chegarem ao comando do governo novamente ? Vão transformar a classe trabalhadora do pais em escravos e começar a nos vender para os países que se interessarem a nos comprar, da mesma forma que os Portugueses fizeram com os Africanos em tempos idos. Jesus ! tenha dó não deixe que isso aconteça.