Centro Cultural sedia Oficinas de Leitura, Filosofia e Teatro 

 

 

Terão início na noite desta segunda-feira, 14, as Oficinas de Leitura, Filosofia e Teatro, realizadas pela UFOB em conjunto com a Secretaria de Cultura de Luís Eduardo Magalhães. A oficina continua até o próximo domingo com turma de 30 participantes. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural.

O Projeto de Oficinas de Leitura, Filosofia e Teatro da UFOB têm como objetivo geral promover a dinamização cultural na região do campus onde elas são realizadas, através da oferta de uma formação teatral inicial, para aperfeiçoamento da capacidade de comunicação, com foco também em leitura e análise de textos. Duas dessas Oficinas já foram realizadas, uma no Campus de Barra e outra no Distrito de Santo Inácio, próximo a Barra.

Em Luís Eduardo Magalhães, as temáticas da Oficina incluirão assuntos pertinentes à literatura contemporânea e também referências à filosofia e à história da ciência. A dinâmica de leitura articula-se com a realização de jogos teatrais, precedidos de exercícios corporais e vocais e de improvisações. Os exercícios serão alternados com exposições e explicações sobre os fundamentos teóricos da ação cênica, no que se refere à composição de personagens, interpretação, caracterização e técnicas do espetáculo.

Segundo a formulação do Projeto, a importância do trabalho com a leitura de temas relevantes com sua correspondente expressão artística, independente da área de conhecimento, possibilita ao leitor uma compreensão do texto como recurso para aperfeiçoamento do seu senso crítico e da sua capacidade argumentativa.

As aulas de teatro acontecerão no Centro Cultural, no horário das 19 às 22 horas.  As sessões de leitura, voltadas também para a encenação, ocorrerão durante o dia, em horários variados, combinados com os participantes. O estudo de textos permitirá ao participante estabelecer relações entre eles e a realidade circundante, numa leitura crítica da mesma.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário