DNIT reabre balanças nesta quinta, depois de 2 anos de fechamento

Em outubro de 2014 O Expresso denunciava o fechamento das balanças. Na foto, a balança dinâmica de Formosa, Goiás, BR 020
Em outubro de 2014 O Expresso denunciava o fechamento das balanças. Na foto, a balança dinâmica de Formosa, Goiás, BR 020. Fotos de O Expresso.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retoma, a partir da próxima quinta-feira (07), a fiscalização da pesagem de veículos nas rodovias federais sob sua jurisdição. Segundo o Dnit, a pesagem estava paralisada desde julho de 2014 por força de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho.

Caminhoneiros paralisados
A pesagem de caminhões estava paralisada desde julho de 2014 Arquivo/Agência Brasil

Os veículos abordados nos postos de Pesagem de Veículos (PPV) terão a documentação conferida para que seja verificada a adequação da carga à nota fiscal.

Nesta primeira fase, a fiscalização terá caráter educativo e, posteriormente, os veículos infratores estarão sujeitos às penalidades e medidas administrativas, no caso de infração de trânsito.

Após a conclusão de ajustes técnicos que estão sendo executados nas balanças, os veículos também passarão a ter o excesso de peso auferido por equipamento de pesagem.

????????????????????????????????????
Funcionários do DNIT ficaram quase 2 anos parados, com a exclusiva tarefa de preservar o patrimônio dos equipamentos, caríssimos por sinal.

O primeiro posto de pesagem reativado será o localizado no km 12 da BR-020, em Formosa (GO) às 10h, com a presença do diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira. Simultaneamente, serão reativados os postos de pesagem de veículos localizados em Cáceres (MT) e em Araranguá (SC). Nas semanas seguintes, as atividades deverão ser retomadas em outros estados. O Dnit tem 29 postos fixos e 26 postos móveis de pesagem no país.

Veja aqui a matéria de O Expresso, no início da suspensão das pesagens, o que já causou enormes prejuízos às rodovias brasileiras e certamente foi a causa principal de inúmeros acidentes.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário