
A Embrapa e a BASF lançam a primeira cultivar de soja do Sistema de Produção Cultivance para o Cerrado, que combina a utilização de uma variedade de soja geneticamente modificada de alto potencial produtivo com o uso de um herbicida de amplo espectro de ação para o manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas. A BRS 8482CV será lançada durante a nona edição Parecis SuperAgro, que acontece de 10 a 13 de abril, em Campo Novo do Parecis- MT.
A BRS 8482CV, desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a Fundação Cerrados e Fundação Bahia, apresenta alto potencial produtivo (4000 kg/ha), sendo indicada para o plantio nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Tocantins e Distrito Federal. Possui a vantagem de ser tolerante aos herbicidas do grupo das imidazolinonas e apresenta eficiência no controle de ervas daninhas resistentes ao herbicida glifosato como o capim amargoso (Digitaria insularis) e a buva (Conyza bonariensis). Com essa tecnologia, os sojicultores podem rotacionar herbicidas com diferentes mecanismos de ação para o manejo de plantas daninhas de difícil controle.
Além de se destacar como opção para manejo de plantas daninhas, a cultivar BRS 8482CV apresenta rendimento de grãos superior aos padrões utilizados, demonstrando a mesma rusticidade e estabilidade de comportamento, características importantes para atender à demanda dos sojicultores. De ciclo médio e de crescimento semi-ereto, a BRS 8482CV é recomendada para plantio antecipado. A semeadura deve ser feita preferencialmente entre 15 de outubro a 10 de novembro.
Outros pontos importantes observados na cultivar BRS 8482CV são as resistências aos nematoides causadores de galhas Meloidogyne incognita e a Meloidogyne javanica. Por estas características permite a sua utilização no sistema produtivo da sucessão de culturas em regiões cujos solos apresentam histórico de problemas com os nematoides de galhas, aumentando a sustentabilidade do sistema produtivo agrícola.
