Feirantes têm orientação sobre manipulação correta de alimentos

A ação faz parte do projeto Alimento Seguro da Secretaria Municipal de Agricultura

A secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, através da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (DIPOVA), realizou no final da tarde desta terça-feira, 26, na Feira Livre do bairro Mimoso II, orientações com os feirantes sobre a produção e manipulação adequada dos alimentos comercializados no local.

A ação faz parte do projeto Alimento Seguro, que tem como objetivo a instrução dos pequenos produtores e da agricultura familiar do município quanto à importância da produção de alimentos dentro dos padrões higiênicos e sanitários necessários para a sua comercialização.

O objetivo é instruir os produtores sobre a importância da produção de alimentos dentro dos padrões higiênicos-sanitários necessários para sua comercialização

O projeto também visa capacitar os produtores quantos as boas práticas de produção dos alimentos; orientar os consumidores sobre a qualidade dos produtos; contribuir para o aumento da disponibilidade de alimentos seguros para o consumo humano; valorizar a cultura local e os produtos artesanais e promover o desenvolvimento sustentável.

A ideia, neste primeiro momento, é visitar as feiras livres, comunidades rurais e demais locais onde existe a produção e manipulação de alimentos de origem animal e vegetal, onde serão registradas as principais problemáticas existentes referentes à segurança alimentar. Posteriormente serão discutidos os pontos críticos de maior relevância, que delimitarão o prazo das ações educativas a serem realizadas junto aos feirantes no decorrer do projeto.

As próximas feiras a serem visitadas pela equipe do DIPOVA são a do bairro Jardim das Acácias neste sábado, 30 de abril e a do Santa Cruz no domingo, 1º de maio.

 

modica 3

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário