Chineses se reúnem com Governo e Bahia Mineração para viabilizar Porto Sul e Fiol

Porto Sul

“Este é um passo decisivo e absolutamente necessário para o desenvolvimento futuro desses projetos”. Desta maneira o secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Bruno Dauster, avaliou os encontros realizados em mais uma etapa da agenda de negociação que visa a construção e operação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Representantes do Governo do Estado, da Bahia Mineração (Bamin) e técnicos chineses alinharam, na manhã desta quinta-feira (12), no Hotel Sotero, em Salvador, informações coletadas entre os dias 9 e 12 de maio, durante visita dos estrangeiros à mina da Bamin e aos sítios onde serão construídos os empreendimentos.

A visita é consequência do protocolo de intenções assinado em Pequim, na China, entre a Bamin, o Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund), a China Railway Engineering Group n.10 (Crec 10) e o Governo da Bahia, no início de março deste ano. A construtora chinesa dará continuidade aos estudos dos projetos para confirmar a participação no negócio.

A expectativa do Governo é que o complexo Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste promovam o crescimento econômico em toda a região, gerando emprego e renda. Ainda de acordo com Bruno Dauster, o Governo está comprometido em formar parceria com a iniciativa privada para atingir este resultado.

“Este conjunto de obras será o mais importante investimento em infraestrutura de integração econômica feita na Bahia nas últimas décadas. Vai facilitar a chegada de insumos com preços reduzidos e possibilitar o escoamento da produção em condições melhores e mais rápidas”, destaca Dauster.

 

 

 

 

Nova Ranger_MR

Visto cartão

hotel-columbia-1-12

postoalemateus

fontana blog

standbyte maio gif

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Chineses se reúnem com Governo e Bahia Mineração para viabilizar Porto Sul e Fiol”

  1. O que ninguém anda comentando é que essas negociações tratam-se de uma “privatização” do tipo concessão onerosa. Os chineses arcarem com os custos de construção e terão o direito à sua exploração pelo tempo bastante longo. Qual é a diferença para a privatização da Petrobrás tão demonizada pelo editor? Vocês que se dizem de esquerda simpatizantes do populismo social primam pela incoerência!

Deixe um comentário