
Terminou na manhã de hoje a mais longa prova automobilística do mundo. A Porsche repetiu o feito de 2015, com seu 919 Híbrido, chegando 3 voltas na frente, depois de se alternar com as Toyotas durante toda a madrugada. A Toyota ainda ponteava na penultima volta, mas o carro quebrou. O carro número 1, campeão do ano passado, chegou a 38 voltas do ponteiro, depois de quebrar um turbo na segunda hora e depois ficar mais uma hora nos boxes com problemas mecânicos.
Parecia que a Toyota finalmente venceria as 24 Horas de Le Mans, mas nada é garantido até que se receba a bandeira quadriculada. Na penúltima volta, o carro #5, do trio Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima não resistiu e a vitória caiu no colo do Porsche #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas triunfou na 84ª edição da prova em La Sarthe, realizada neste domingo (19).
Repetindo o feito de 50 anos

A Ford retornou ao autódromo de La Sarthe, na cidade francesa de Le Mans, de maneira triunfal e venceu na LMGTE-Pro com o #68, de Sébastien Bourdais, Dirk Müller e Joey Hand. A Ferrari #82, de Giancarlo Fisichella e Toni Vilander, foi a segunda, seguida por outro Ford GT – o #69, de Scott Dixon, Ryan Briscoe e Richard Westbrook.
O Aston Martin #97, de Fernando Rees, Jonathan Adam e Richie Stanaway foi o sexto.
O Ford GT40 foi um carro da Ford Motor Company, criado por ordens de Henry Ford II para correr nas 24 Horas de Le Mans e destruir o reinado da Ferrari. Isso porque Enzo Ferrari desistiu da venda de sua empresa à Ford na última hora e então, para Henry Ford II era questão de honra bater a Ferrari em seu território de domínio. E conseguiu com louvor.
Foi quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, entre 1966 e 1969. Não só isso, pois ao destronar o domínio da Ferrari, foi a primeira empresa americana a vencer a corrida e, de quebra, de forma invicta, pois venceu todas as vezes em que participou.
Abaixo, a classificação dos ponteiros:

