O rio São Francisco diminui perigosamente a sua vazão

São Francisco

Faltam no mínimo 90 dias para o início da estação chuvosa na grande área da bacia do rio São Francisco e o rio da integração nacional mais parece um veredão de areia, como se vê na foto feira em Sítio do Mato. No reservatório de Sobradinho a capacidade é de apenas 23%, enquanto Três Marias está com apenas 35%. Está visto que no final de novembro esses dois grandes reservatórios poderão, como no ano passado, estar beirando o volume morto. Se Sobradinho abandonar a vazão mínima de 850 m³/segundo, a grande região a jusante estará em maus lençóis, inclusive as usinas de Itaparica, Xingó e Paulo Afonso.

Complexo hidrelétrico de Paulo Afonso
Complexo hidrelétrico de Paulo Afonso

Mais de 100 cidades são abastecidas de água entre Sobradinho e o mar. Além disso, milhares de pequenos irrigantes ao longo desse trecho poderão ter dificuldades para manter seus cultivos.

O mesmo trecho do Sítio do Mato em época de chuvas.
O mesmo trecho do São Francisco, em Sítio do Mato, em época de chuvas.
Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário