
O prefeito Humberto Santa Cruz, acompanhado do vice-governador João Leão se reuniu nesta quarta-feira, 13, com o Diretor Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Romeu Donizete Rufino e o Assessor da Superintendência de Concessões Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição (SCT), Adilson Sincotto Rufato para discutir a situação da energia em Luís Eduardo Magalhães e toda região Oeste da Bahia.
Atualmente, a região conta com as subestações de Barreiras e Rio Grande como base para realizar a distribuir energia pela Coelba. Ambas estão habilitadas para receber energia do sistema nacional.
“A capacidade instalada em operação destas duas subestações está tomada em 100%, correndo sério risco de colapso do sistema, conforme comunicação formal da própria Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba)”, aponta o prefeito Humberto Santa Cruz, destacando que tal situação vem travando o desenvolvimento de toda região.
Segundo o prefeito muitos empreendimentos já estalados estão sem energia ou funcionando parcialmente, de forma muito precária.
“Os problemas referentes a qualidade da nossa energia são seríssimos, com constantes alterações na tensão e inúmeras quedas no fornecimento durante o dia”, ratifica Humberto, destacando que as obras de ampliação de ambas subestações e de novas linhas de transmissão estão em andamento, boa parte delas com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.
O entrave, no entanto, é que uma das empresas, responsável pela obra de barramento das duas subestações, está em processo de recuperação judicial e por isso, com as obras paralisadas desde o início do ano. “Esta é uma obra relativamente pequena, mas que impede a entrada em operação da primeira parte do projeto, que é o entroncamento da linha de transmissão de LT 500kv que vem de Luziânia até Barreiras, praticamente pronta”, explica o prefeito.
Como alternativa para uma solução imediata que possa solucionar o problema de maneira emergencial, a comitiva também composta pelo prefeito de Barreiras, Antônio Henrique e pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Luís Eduardo Magalhães, Sérgio Pitt, solicitou à ANEEL, autorização para transferir este serviço para outra das empresas envolvidas com as demais obras.
“Tendo em vista a importância da obra, sinalizamos ainda para representantes da ANEEL que os produtores rurais da Região Oeste da Bahia estariam dispostos em participar do processo, se necessário, com compra antecipada de demanda para viabilizar esta obra emergencial”, finaliza o prefeito Humberto Santa Cruz. A proposta de transferência da obra de barramento através de autorização deverá ser analisada pela diretoria da ANEEL nos próximos dias. Esta foi a promessa do Diretor Geral da ANEEL

Joga duro Rei Leao! ajuda ai LEM e Brs, falta pouco tempo ate as eleições !