Conselheiros Tutelares da Região Oeste participam de minicurso em Luís Eduardo Magalhães

Conselheiros Tutelares de Luís Eduardo Magalhães
O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Luís Eduardo Magalhães (CMDCA/LEM), em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia realizou nesta terça-feira, 19, no Ponto Cidadão, um minicurso para os membros efetivos dos conselhos tutelares das cidades de Luís Eduardo Magalhães, Angical, Baianópolis e Barreiras. A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz também participou do minicurso.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo promotor de justiça, George Elias Gonçalves Pereira, que tratou sobre os crimes praticados contra crianças e adolescentes, com ênfase aos crimes de maus tratos e crimes sexuais contra vulneráveis. Em seguida foi a vez da assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Alcione Ferreira de Souza, falar sobre as principais diferenças entre o trabalho infantil e a colaboração das crianças e adolescentes no lar. Encerrando o ciclo de palestras do período matutino, o promotor da infância e juventude, Márcio do Carmo Guedes, ministrou sobre os aspectos gerais das atribuições dos conselheiros tutelares, com apresentação de modelos práticos para o melhor desenvolvimento de suas funções.
Pela tarde a psicóloga Liliana de Oliveira palestrou sobre a liberdade responsável de crianças e adolescentes e o papel do conselho tutelar e o delegado Leonardo de Almeida Mendes Junior falou sobre como acontecem as investigações nos crimes praticados contra crianças e adolescentes, enfatizando a participação do conselho tutelar no processo. O Major da Polícia Militar, João Antônio Pessoa e o Tenente José Arlindo de Jesus realizaram a última palestra do minicurso falando sobre as cautelas devidas numa abordagem realizada por conselheiros tutelares em situação de risco para crianças e adolescentes.

A presidente do CMDCA/LEM, Lorena Stresser Duarte, encerrou o minicurso com a entrega dos certificados para os 19 participantes.

 

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário