Bom Jesus da Lapa: grande festa e demonstração de fé com mais de 400 mil fiéis

lapa 1

A edição 2016 da Romaria de Bom Jesus da Lapa, na cidade ribeirinha do São Francisco foi encerrada neste sábado, 6, com uma série de missas que começaram na madrugada. A procissão começa às 18h e é seguida da bênção de despedida dos peregrinos na Esplanada, em frente do santuário de pedra.

Com 325 anos de história, o local reuniu, conforme estimativa dos organizadores, mais de 400 mil devotos entre os dias 28 de julho (início do novenário preparatório) até este sábado, data principal da festa.

lapa 2

“Na Bahia, a romaria do Bom Jesus é a segunda maior em concentração, ficando atrás apenas da festa pagã do carnaval em Salvador”, de acordo com o reitor do santuário, o padre Devaldo Menêz. Ele destacou que mais de dois milhões de pessoas visitam o local por ano, “o que faz de Bom Jesus da Lapa o terceiro lugar mais visitado para eventos religiosos do Brasil”.

Além dos devotos que vêm principalmente de municípios do interior do estado, bem como de Minas Gerais e Espírito Santo, religiosos de todo o Brasil participaram da novena.

lapa 4

Entre os convidados, o bispo auxiliar de Salvador, dom Estêvão e dom Itamar Viana, arcebispo de Feira de Santana. Nesta sexta e sábado, as principais celebrações terão à frente o bispo dom João Santos Cardoso. Com informações do jornal A Tarde e fotos de Alex Detalhe.

lapa 5

lapa 6

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Bom Jesus da Lapa: grande festa e demonstração de fé com mais de 400 mil fiéis”

  1. A fé ainda move os corações de muita gente. A romaria de Bom Jesus da Lapa é um exemplo disso. Eu também tenho fé que este pais tenha um dia, governantes de verdade. Diferentes destes que ai estão, que roubam o dinheiro público, (desviam), em beneficio de uma turma restrita do poder e depois editam medidas econômicas severas que atingem a vida dos trabalhadores para cobrir o rombo econômico e financeiros que eles deixam.

Deixe um comentário