O povo deseja número menor de parlamentares gastando nos legislativos

Charge de Elder Galvão
Charge de Elder Galvão

A imagem das instituições parlamentares no Brasil vem sofrendo rápido processo de erosão. Uma pesquisa do próprio Senado Federal teve como resultado o apoio maciço, 99%,  à redução do número de cadeiras na Câmara e na Câmara Alta.

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), alterada pelo senador Jorge Viana (PT-AC), sugere que haja uma redução “drástica”: de 513 para 386 a quantidade de deputados e de 81 para 57 o número de senadores.

Se a emenda passar, poderemos ver, em efeito cascata, a diminuição das onerosas assembleias legislativas e câmaras municipais de vereadores.

Se as câmaras municipais fossem reduzidas na mesma proporção da proposta para a Câmara dos Deputados, poderíamos ter a volta para 11 vereadores em Luís Eduardo e 14 em Barreiras nas eleições de 2020.

O que precisa também ser reduzido na mesma proporção é o duodécimo, que está entre 7% e 8% da arrecadação do Município.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “O povo deseja número menor de parlamentares gastando nos legislativos”

  1. “Se a emenda passar” Tu acredita que vai passar? Essa emenda é só para encher linguiça do povo brasileiro, ou seja, é apenas para enganar, demonstrar que esta preocupado!! dá até pra rir!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário