Primeiro colocado teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa. Ele entrou com recurso e aguarda decisão da Justiça.
A candidata Vanessa Senna (PSD) foi declarada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) prefeita de Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, na Bahia, mesmo ela tendo recebido a segunda maior quantidade de votos no município, durante as eleições do último domingo (2). Isso porque o candidato com mais votos, Marcão (PRB), teve a candidatura considerada inapta, após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.O candidato responde na Justiça por fraude, além de ter as contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Lençois, no período em que foi prefeito da cidade, entre 2009 e 2012. De acordo com dados do TRE-BA, ele também enfrenta processo por abuso de poder econômico, abuso de poder político/autoridade e captação ilícita de sufrágio.
No sistema do TRE-BA, a situação da candidatura de Marcão consta como “indeferida com recurso”.
Segundo a assesssoria do órgão, isso significa que o candidato aguarda julgamento por instância superior, para saber se sua candidatura será validada ou não. Nesse caso, até o julgamento do recurso, o candidato com mais votos contabilizados assume a prefeitura.
O candidato Marcão entrou com recurso junto ao TRE-BA, e se conseguir validar a candidatura antes de Vanessa Senna tomar posse, ele assume a prefeitura no lugar da candidata do PSD.
No pleito deste ano, Marcão teve 2.411 votos, enquanto Vanessa Senna teve 2.341. Ao todo, foram 2.806 votos brancos e nulos no município.
Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril Ver todos posts por jornaloexpresso

Finalmente à Justiça está sendo realizada, pois lugar de ficha (suja) é na cadeia e não em Prefeituras, diante de tal decisão passamos a acreditar nas LEIS que regem a verdade e a moralidade em questões que envolvam o erário público e os interesses de nossa população mais pobre e ignorante que se vendem com falsas promessas de um futuro melhor em prol da comunidade em que vivem, viva a democracia aos princípios da legalidade e de todas as decisões democráticas, justiça seja feita ela merece, parabéns Prefeita!
Infelizmente nós temos um Marcão por aqui, elemento oportunista, pragmático e persistente, se faz de vítima, inocente e dissimulado, sabe o que está fazendo mas não interessa as consequências dessa persistência neurótica e desequilibrada em tentar voltar a Prefeitura para nos comandar por quatro anos, ainda bem que JUSTIÇA tem levado a sério estes fatos de corrupção, desvio de conduta, que não obedeçam as LEIS, que não respeita a CONSTITUIÇÃO, nos dando respaldo num julgamento sério, ético que leve em consideração os interesses maiores que nossa comunidade merece que são a SAÚDE eEDUCAÇÃO, AGUARDAREMOS este desfecho Judicial, e que DEUS nos acompanhe agora e SEMPRE, iluminando e encaminhando o melhor para TODOS sem exceção!