País bate recorde de instalação de fontes de energia elétrica

image004-1O Brasil registrou o recorde anual de nova capacidade instalada de energia elétrica. Segundo dados da ANEEL, até início de outubro de 2016, foram adicionados ao sistema elétrico nacional 7.525,3 megawatts (MW), maior valor desde o início da série histórica, em 1998. A marca anterior era de 7.509 MW, em 2014.

Em setembro, o destaque foi o início da operação comercial de parques eólicos conectados na subestação Ibiapina, de responsabilidade da Chesf, e de duas unidades geradoras da hidrelétrica de Jirau.

Nos próximos meses, são esperadas a conclusão da motorização de Jirau, o início da operação da terceira unidade do sítio principal de Belo Monte e o acompanhamento das máquinas da ampliação da usina de Santo Antônio, com testes praticamente concluídos.

O acompanhamento periódico da capacidade instalada prevê cerca de 9.700 MW em novos empreendimentos de geração, a entrar em operação em 2016.

A expansão da oferta de geração de energia elétrica abrange todos os empreendimentos em implantação no território nacional, qualquer que seja a fonte de energia.

Com a recessão que o País enfrenta, principalmente na indústria, a abundância de energia precisa, agora, apenas de transmissão adequada, para atender os grandes consumidores.

 

farmacia-90

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário