Cetip: Bahia atinge 44,5 mil veículos financiados no 3º trimestre

carros

Estado é líder de vendas a crédito na região

No terceiro trimestre do ano a Bahia manteve a liderança nos financiamentos de veículos na região Nordeste, com 44.546 unidades vendidas a crédito, queda de 20% em relação ao mesmo período de 2015. Automóveis leves representaram 75% do total financiado no trimestre, ao somarem 33.367 unidades negociadas. O resultado apresentou uma baixa de 17,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

carros-usados-3

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).

No terceiro trimestre também foram vendidas a crédito 9.409 motos no estado, recuo de 26,9% em relação ao mesmo período de 2015. A Bahia foi o terceiro estado que mais financia motos na região, atrás do Maranhão e do Ceará. 

Em setembro, o volume de financiamentos de veículos na Bahia somou 13.191 unidades, entre automóveis leves, motos e pesados. O resultado apresentou baixa de 24,5% em relação ao mesmo mês de 2015. 

O Nordeste atingiu 199.034 veículos financiados no terceiro trimestre do ano, queda de 18,3% em relação ao mesmo período de 2015. A região manteve a liderança nos financiamentos de motos em todo o Brasil, ao somar 59.641 unidades negociadas entre julho e setembro. 

O total de veículos financiados no Brasil no terceiro trimestre de 2016 somaram 1.167.070 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, veículos novos somaram 431.698 unidades vendidas a crédito, enquanto os usados chegaram a 735.372. 

O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário