Governo confirma operação da transposição em 2017

obras_tranposicao_rio_sao_francisco

O Ministério da Integração Nacional – chefiado por Helder Barbalho – distribuiu nota à imprensa hoje afirmando que vai privatizar através de uma PPP – Parceria Público Privada a operação dos canais da transposição do São Francisco. A Operação vai custar R$500 milhões por ano, basicamente em energia e manutenção dos sistemas de recalque já instalados.

transposicao_1-jpg-554x318_q85_crop-1

A nota é interessante porque a Oposição à Dilma sempre negou a conclusão das obras de transposição e agora, no poder, diz que vai operar os canais em 2017 para levar água para 12 milhões de nordestinos.

A perspectiva de desenvolvimento dos canais é criar polos de desenvolvimento como acontece hoje com Petrolina, que abriga 340 mil pessoas com uma renda per capita acima de 15 mil reais, com PIB anual acima de 5,1 bilhões. Um Produto Interno Bruto maior em 30% ao de Luís Eduardo Magalhães, por exemplo, apesar da renda per capita aqui ser triplicada, perto de 46 mil reais por ano.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário