Fôro privilegiado é sinônimo de prescrição e impunidade

impunidade

O jornal Folha de São Paulo, publicou neste domingo, um levantamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tempo de duração de processos contra políticos. Em 84 casos analisados, políticos estão em média há sete anos e oito meses sem julgamento. O recordista é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), investigado desde 1998 por suspeita de saque indevido no INSS. A longa tramitação, alerta o jornal, abre o risco de prescrição.

Regionalmente, temos um exemplo: um deputado federal que chegou à Câmara com 5 inquéritos e 5 processos. Um dos processos foi arquivado e voltaram com ele, à primeira instância, por motivo de perda do fôro privilegiado, 5 inquéritos e 4 processos. Em quatro anos de mandato nada se concluiu, nem mesmo uma solitária decisão monocrática, à exceção do arquivamento já citado, foi proferida.

Agora, o juiz federal Sérgio Moro apregoa, em entrevista ao Estadão, que o fôro privilegiado deve ser reservado aos chefes dos três poderes. Está certo. Até o dr. Cuca Beludo, que foi notícia na Globo News na semana que passou, apoia essa propositura.

 

romulo

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Fôro privilegiado é sinônimo de prescrição e impunidade”

  1. Não é o foro privilegiado que implica em impunidade e prescrição. Tais ocorrencias derivam da desidia do poder judiciario como um todo. Isso acontece tambem em relaçao aoa mortais, ou seja, aqueles desprovidos de privilegios algun.Quando a justiça quer, a justiça faz. Veja o caso do Juiz da 13ª Vara Criminal de Curitiba, que para atender aos seus mentores politicos do PSDB já sentenciou meio mundo de gente.Veja tambem o caso dos politicos petistas do chamado mensalao, todos já foram condenados e cumprem penas. Veja o caso do Mensalao do PSDB MIneiro, que anterior ao mensalao do PT, ninguem sequer foi processado ainda,olha que a perlenga é do ano de 1.998.Ano que vem Azeredo completa 70 anos e o caso prescreve.

Deixe um comentário