
A região do Matopiba se encontrava com quase nove meses sem chuvas regulares. Depois de uma das piores estiagens da história recente, os agricultores deste importante polo agrícola estão animados.
Neste dia 10 de novembro, segundo os meteorologistas, consolidou-se o início da estação chuvosa, com as primeiras precipitações consideradas normais para o período. Alguns locais foram contemplados com chuvas espaças há algumas semanas, porém com forte limitação hídrica na sequência.
Segundo Marco Antônio, da Rural Clima, os próximos dias serão contemplados com chuvas estáveis, o que dará segurança para avançar nos plantios de grãos. Para o presidente da Aprosem, Laerte Baechtold, nesta semana iniciaram os plantios em solo seco, na intenção de ganhar tempo, pois a janela de semeadura está limitada neste ano, sobretudo na Bahia.
Para acompanhar melhor as tendências do clima nesta safra no Matopiba, a Aprosem e a Rural Clima firmaram parceria, visando disponibilizar aos agricultores da região, informações semanais em forma de vídeo, sobre como se comportará o regime de chuvas para os dias seguintes.
A melhor janela para o plantio da soja se inicia neste dia 15 de novembro e se encerra no dia 15 de dezembro, com vistas a aproveitar o melhor fotoperíodo da temporada.
As melhores previsões indicam de 80 a 165 mm no espaço de uma semana, o suficiente para restabelecer a umidade nos perfis superficiais do solo. Os três principais reservatórios de hidrelétricas do vale do São Francisco – Sobradinho, Itaparica e Três Marias – estão com disponibilidade média abaixo de 10%. Sobradinho se aproxima dos 6%. As chuvas intensas nas cabeceiras poderão chegar aos reservatórios em até 20 dias.
