Mário Hirs perde eleição no TRE. Jathay Junior presidirá a corte.

mario-alberto-hirs-e-edmilson-jatahy-fonseca-juniorO presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Mário Alberto Hirs, não conseguiu ser reconduzido ao cargo. Em votação realizada nesta sexta-feira (18), foi eleito o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior.

Jatahy Júnior obteve 31 votos, contra 25 de Mário Hirs para a vaga de juiz efetivo do TRE, na classe de desembargador. Seguindo a tradição, Jatahy deve ser escolhido presidente da Corte Eleitoral assim que tomar posse como membro do colegiado.

Mário Hirs foi presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. O resultado da eleição –conduzida pela presidente Maria do Socorro Barreto Santiago– foi interpretado como um enfraquecimento claro do grupo de Hirs, que exerceu forte controle sobre o Tribunal estadual até o ano passado.

Mário Alberto Hirs e Telma Laura Silva Britto –ex-presidentes do TJ-BA– são alvo de processo administrativo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça. (*)

Eles foram afastados pelo colegiado em 2013 e retornaram ao cargo graças a liminares concedidas pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, no recesso de julho de 2014.

Repousam sobre os ombros do pleno do TRE centenas de recursos eleitorais relativos às consultas populares de 2 de outubro, com o agravante que as sentenças deverão estar prolatadas até o dia 19 de dezembro, data marcada para a diplomação dos candidatos eleitos. Sem prejuízo, é lógico, de eventuais recursos ao Tribunal Superior Eleitoral.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário