
Roteiro tem início em Barreiras (BA) com a segunda etapa do Seminário Expedição Safra 2016/17
Após percorrer as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil e o Cornbelt dos Estados Unidos da América, a Expedição Safra fecha os roteiros do plantio com percurso pelo Matopiba. Os produtores de grãos da nova fronteira agrícola – formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – estão perto de concluir a semeadura da safra de verão e trabalham com otimismo, principalmente devido às previsões de chuvas para a temporada, conforme aponta levantamento preliminar do projeto. Na segunda-feira (05/12), a equipe de técnicos e jornalistas realiza a segunda etapa do Seminário Expedição Safra 2016/17, na cidade de Barreiras (BA).
O Matopiba foi atingido por uma seca bastante severa e registrou queda de 36,66% na produção de grãos durante a temporada 2015/16. Para este ciclo, os agricultores esperam contar com a ajuda do clima e recuperar o potencial produtivo. Segundo a Expedição Safra, os quatro estados podem alcançar a marca de 10,5 milhões de toneladas de soja e 4,5 milhões de toneladas de milho. Para conferir de perto a realidade das lavouras, a equipe de técnicos e jornalistas visita as cidades de Barreiras (BA), São Desidério (BA), Formosa do Rio Preto (BA), Bom Jesus (PI), Nova Santa Rosa (PI), Balsas (MA), Guaraí (TO) e Gurupi (TO).
Bahia recebe segunda etapa dos Seminários Expedição Safra 2016/17
Na segunda-feira (05/12), a cidade de Barreiras (BA) será sede da segunda etapa dos Seminários Expedição Safra 2016/17. O encontro técnico vai reunir representantes de todos os elos da cadeia produtiva regional para debater os desafios de um agronegócio competitivo. Durante a programação, o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, vai falar sobre o impacto da produção de grãos norte-americana nas negociações internacionais.
O analista de mercado da INTL FCStone, Vitor Andrioli, também vai participar do encontro técnico com palestra sobre a rentabilidade da produção de soja no Oeste da Bahia. O evento é aberto ao público e ocorre no Hotel Morubixaba a partir das 8h. Para participar do Seminário, basta confirmar presença até domingo (04/12) pelo e-mailrsvp@gazetadopovo.com.br.
