Basílica de Nossa Senhora da Conceição, em Salvador – Divulgação Secretaria de Turismo da Bahia
Os devotos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Bahia, participam hoje (8) de celebrações em homenagem à padroeira do estado, em Salvador e cidades do interior. Segundo a Arquidiocese da capital, oito missas serão celebradas, durante o dia, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.
Padre Valson Sandes, da Arquidiocese de Salvador, conta que a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou à cidade na mesma embarcação do fundador português, Tomé de Souza, em 1549. A imagem original continua na Basílica, que fica em frente ao mar, na Cidade Baixa. Por isso, convencionou-se o culto a Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Inicialmente, uma capela foi construída no local, por ordem do então governador do Brasil, Tomé de Souza. Desde a época, as celebrações à santa já ocorriam, em menor proporção. A Basílica dos dias de hoje passou por várias etapas de construção que duraram, segundo o padre Valson, cerca de 300 anos. Em 1938, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No dia 8 de dezembro de 1854, o papa Pio IX proclamou o dogma “da Imaculada Conceição de Maria” e, por isso, a data ficou instituída para as principais celebrações à santa da Igreja Católica. O padre Valson conta que, há 45 anos, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi considerada padroeira da Bahia pelo papa Paulo VI. Como cada município tem autonomia para definir o calendário, algumas cidades, além de Salvador, decretaram feriado no dia de hoje.

Para quem ainda tem dúvidas sobre por que o IPHAN não autorizou a construção do prédio do Gedel como a construtora e o ex queriam,é só olhar a foto acima e perceber como aquele monte de prédios atrás destruiu boa parte da beleza da foto dessa belíssima igreja.
Provavelmente as normas de construção na época ou algum jeitinho permitiram esses monstrengos ao fundo.