Os templos do consumo estão vazios no Brasil da recessão

shop

Uma amostra da profundidade da recessão do País e da diminuição do consumo está na informação de Zero Hora de hoje: a crise fechou 1.023 lojas em shoppings e centros comerciais do Rio Grande do Sul. Os varejistas estão encontrando dificuldades no relacionamento com os administradores e simplesmente passando a chave nas suas lojas, demitindo funcionários e estancando as compras.

Em todo o País foram fechadas 18.000 lojas no ano de 2016. Os centros de compra abertos nos últimos 3 anos tem 45% de suas lojas fechadas.

Quase metade das lojas dos shoppings inaugurados nos últimos 3 anos estão vazias, aponta pesquisa do Ibope Inteligência. Segundo o levantamento, a área disponível de lojas desocupadas equivale, aproximadamente, a 58 shoppings.

Segundo o Ibope, a vacância média nos novos shoppings centers brasileiros é de 45%. “Isso significa que do total de 13,4 mil lojas lançadas nos 77 shoppings inaugurados no país entre 2013 e 2015, aproximadamente 6 mil estão desocupadas”, afirma o estudo.

A vacância nas regiões Norte e Centro-Oeste são as maiores país: 56% e 53%, respectivamente. O menor índice é o do Nordeste, 39%, seguido por Sul (42%) e Sudeste (43%).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário