Clima quente nas eleições da UMOB e composição do consórcio de Saúde

renatinho

O Prefeito de Santa Maria da Vitória, Renato Rodrigues Leite Júnior, Renatinho, de Santa Maria da Vitória, protagonizou ontem um episódio relevante durante a reunião de eleição da UMOB.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães queria trazer fazer prevalecer sua chapa e a composição do Consórcio de Saúde, com votos de municípios que não participam da referida associação, entre eles Barreiras, que saiu no ano passado.

Oziel chegou a propor que os municípios não inscritos no Consórcio fizessem sua escolha e depois se discutisse na Justiça essa decisão.

Oziel estava tentando levantar a taça no “gritão”, quando Renatinho o enfrentou:

-Não tem nada de discutir depois na Justiça, Oziel, disse Renatinho. Você está acostumado a levar tudo ao arrepio da lei e depois discutir na Justiça.

Oziel balbuciou alguma defesa, mas Renatinho foi taxativo:

-Tem pra você, Oziel, aqui dentro, lá fora e em qualquer lugar.

Oziel recuou então, evitando o prolongamento do debate.

A reunião foi realizada a portas fechadas, sem a participação da imprensa. O relato é de participantes do encontro.

Na imagem, Renatinho, no dia da sua posse, com seu vice, professor Valdeci.

Eleição tensa, mas no final o consenso

Miguel Crisóstomo, de Riachão das Neves, aclamado por todos, em chapa de consenso.
Miguel Crisóstomo, de Riachão das Neves, aclamado por todos, em chapa de consenso.

A eleição da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob), realizada nesta terça-feira, 17, elegeu Miguel Crisóstomo, prefeito de Riachão das Neves como novo presidente da entidade. Foi uma das eleições mais tensas da história da Umob com enfrentamentos entre as chapas e muito bate boca. Inicialmente foram inscritas duas chapas: uma formada por Terence Lessa, Miguel Crisóstomo, Zito Barbosa e Oziel Oliveira, e outra composta por Fernanda Sá Teles, Termosíres dos Santos Neto, José Carlos de Carvalho e Márcia Sá Teles.

Apesar do aumento da temperatura as duas chapas entraram em acordo e buscaram dois nomes de consenso:  a chapa de Terence indicou Miguel Crisóstomo e a chapa de Fernanda Sá Teles indicou Márcia Sá Teles como vice. Resolvida esta parte travou-se novo embate  para composição dos consórcios de Saúde e Infraestrutura. A discussão se avolumou de tal forma que foi preciso suspender o debate a marcar nova reunião em fevereiro quando, com os ânimos mais tranquilos, espera-se que se chegue a um consenso também nesta questão.

O prefeito de Ibotirama, Terence Lessa, considerou o consenso o melhor caminho uma vez que, segundo ele, o seu objetivo é o fortalecimento e a unidade da entidade em prol do municipalismo do Oeste. De João Néris, do Correio do Oeste.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Clima quente nas eleições da UMOB e composição do consórcio de Saúde”

  1. Boa tarde,

    Esse prefeito Oziel se acha, o melhor. que faz tudo que é bom samaritano, bondoso acolhedor dos pobres, defensor fingido, bem feito, e parabéns Renatinho pela sua atitude e coragem.

Deixe um comentário