Devotos de Iemanjá e Oxum lotam Cais de Barreiras

ie2

ie1

 

 

Os devotos de Iemanjá e Oxum acordaram cedo para a alvorada nas ruas de Barreiras. Era a celebração do Dois de Fevereiro que levou adeptos da Umbanda e Candomblé até o cais, para reverenciar as rainhas das águas.

À tarde, a festa continuou com os cortejos fluvial e terrestre, onde, centenas de pessoas caminharam juntas, de mãos dadas, levando suas oferendas e depositando nas águas do Rio Grande.

No cais, as velas iluminavam as  barcas que chegavam trazendo  as imagens dos orixás e as filhas de santo ricamente vestidas.

“ Esse é o encontro da identidade cultural do nosso povo. Estamos felizes com o resultado do trabalho em parceria com a ABUC, porque sentimos a alegria dos filhos de santo, dos terreiros e a população que compareceu para prestigiar essa festa linda”, disse a secretária de Educação e Cultura, Cátia Alencar.

O prefeito Zito Barbosa e a vice-prefeita Karlucia Macedo também compareceram, e receberam o carinho dos devotos com a benção na roda de xirê. “ Esta é uma festa que transmite a religiosidade e devoção do nosso povo. Precisamos fortalecer e apoiar as manifestações populares como o Dois de Fevereiro “, disse o prefeito.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário