Neste final de semana tem chuva forte em todo o Oeste baiano

Luís Eduardo Magalhães, em foto de Betina Sampaio: esperançoso com o prosseguimento da chuvas.
Luís Eduardo Magalhães, em foto de Betina Sampaio: esperançoso com o prosseguimento da chuvas.

O site ZDA, editado por Fernando Machado, reproduz gráficos da Secretaria de Agricultura da Bahia, que alertam: em Barreiras poderá chover até 250 mm em 24 horas, entre amanhã, sexta, e sábado. Chuvas menos expressivas mas ainda substanciais deverão ocorrer em Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.

Duzentos e cincoenta milímetros de chuva significam 250 litros por metro quadrado de terreno ou uma lâmina de 25 centímetros. É muita chuva, mesmo que só a metade disso venha se confirmar. Aliás, é chuva que se espera para todo um mês e não apenas em 24 horas. Muito barreirense deve passar o final de semana com água pela cintura.

Os rios da grande bacia do São Francisco estão mesmo necessitando do aporte dessa chuva. O reservatório da hidrelétrica de Sobradinho estava com apenas 11,23% de sua capacidade, muito abaixo do esperado para esta época do ano.

Essas chuvas volumosas nas cabeceiras levam até 20 dias para chegar a Sobradinho, mas ajudam a repor os lençóis freáticos mais superficiais que alimentam as nascentes e engrossam os córregos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário