Bahia: cooperativas de pequenos agricultores vendem, via CONAB, para entidades assistenciais

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional da Bahia, aplicou em 2016 mais de R$ 23 milhões em contratos com 109 associações e cooperativas de agricultores familiares, para comercialização de sua produção por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação beneficia 3.688 famílias de pequenos produtores de 55 municípios baianos.

Ao longo de 2017, serão fornecidas 8,6 mil toneladas de alimentos para doação a diversas entidades socioassistenciais do estado, tais como: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Associação de Pais e Amigos de Jequié, Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Creche Possidia Varjão de Andrade, Grupo de Apoio a Criança com Câncer, Fundação Frei Luiz, Associação das Senhoras de Caridade de Itabuna, Casa de Passagem Aloísio Tanajura, Obras Sociais e Amparo Materno Infantil Sagrada Família, Associação regional da Escola Família Agrícola do Sertão e Serviço de Recuperação e Libertação dos Viciados em Drogas.

As doações complementarão a alimentação de 200 mil pessoas em situação de insegurança nutricional em 61 municípios baianos com produtos como abóbora, raiz de mandioca, banana da terra, manga, batata doce, alface, milho verde, goiaba, quiabo, cenoura, maxixe, pimentão, mamão, maracujá entre outros. A iniciativa é executada pela Conab com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Por meio de outra parceria, com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, a Conab investiu outros R$ 840 mil em quatro contratos do PAA na modalidade Formação de Estoques. Foram contempladas 118 famílias de agricultores vinculados a quatro cooperativas dos municípios de Novo Triunfo, Banzaê, Ribeira do Amparo e Uauá.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Bahia: cooperativas de pequenos agricultores vendem, via CONAB, para entidades assistenciais”

  1. Estou secretário de agricultura em um município de Mato Grosso e tenho interesse em receber informações sobre o PAA da Conab para atendermos uma clientela da reforma agrária em nosso Município…

    Nota da Redação:
    Neste link vc encontrará telefones e email da ouvidoria que pode lhe prestar informações detalhadas: http://www.conab.gov.br/detalhe.php?a=1135&t=2

Deixe um comentário