Barreiras: Carnaval Cultural se torna sinônimo de alegria e diversão em família

dsc_0975

O Carnaval é uma festa popular que combina elementos circenses, máscaras, irreverência e alegria. É considerada a maior festa de rua, reunindo milhões de foliões que se vestem de espírito carnavalesco durante cinco dias.

dsc_0962

Crianças, jovens, adultos, idosos saem de casa com vontade de dançar, divertir ou apenas serem expectadores desse momento de interação social.

E foi exatamente estes elementos, que contagiaram o Circuito Zé de Hermes no Carnaval Cultural de Barreiras nesse sábado e domingo.

O desfile dos blocos tradicionais acenderam o brilho da festa, que foi iniciada com o bloco Caisauê, trazendo para o circuito milhares de jovens foliões, que curtiram o som do “pen drive humano” João de Biriba.

dsc_0950

Ainda no sábado, um dos blocos mais antigos, o Bloco da Rola fez sua festa, reunindo os amigos e famílias tradicionais do Centro Histórico, que relembraram as marchinhas dos bailes de máscaras e brincadeiras.

O prefeito Zito Barbosa acompanhou os foliões da Rola, que animaram as ruas do centro histórico e o túnel carnavalesco. “Estamos satisfeitos com os resultados. Todos estão brincando o Carnaval Cultural com alegria e segurança, isso sim é uma festa popular. É esse espirito de parceria que vamos manter sempre com a participação dos blocos, trazendo a iniciativa privada junto do poder público, para proporcionar diversão a todos. Agradeço o convite dos amigos do bloco da Rola, é uma alegria prestigiar nossos blocos tradicionais, porque são eles que fazem a festa dos foliões”, disse o prefeito Zito Barbosa.

dsc_0900

Netos de Momo: um show de cores e irreverência

A tarde de domingo foi a vez dos Netos de Momo comandarem a festa. Fantasiados com muita criatividade, o bloco é uma tradição na cidade, mobilizando famílias inteiras e pessoas de todas as idades.

O diferencial é que o bloco é livre, sem cordas e cada folião escolhe sua fantasia, expressando gostos, cultura, pinturas e adereços diferentes. Esse ano, a estimativa é que aproximadamente 8 mil pessoas seguiram o percurso do Netos de Momo.

dsc_0569

dsc_0547

No desfile pelo circuito Zé de Hermes, o bloco contou com o apoio dos agentes de trânsito da Cootrans, Policia Militar e Corpo de Bombeiros que estavam promovendo segurança aos foliões. Nas ruas, as famílias aguardavam nas portas, o desfile dos fantasiados. Eles chegavam transmitindo alegria e criatividade com muita liberdade, a caracterização provocou emoção e fascínio nos expectadores.

O trajeto durou quase quatro horas, e todos dançaram ao som de marchinhas de antigos carnavais. Ainda passarão pelo circuito os blocos As Sapatonas, Filhos de Nina e Crias de Irá. As bandas Anéis de Saturno e Frevo Baiano estão agitando a pipoca no palco todas as noites, até terça-feira, 28.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário