Hoje, nordestinos rezam pela chegada das chuvas no Sertão

Nordestinos cultuam a tradição e pedem a intervenção de São José pelas chuvas

Hoje, 19 de março, Dia de São José, é dia de procissões e missas em todo o Sertão Nordestino abalado por fortes secas há 5 anos. Os nordestinos esperam que chova hoje, num sinal de que a temporada de chuvas garanta o enchimento dos reservatórios e açudes para enfrentar o longo período de estiagem.

O rio São Francisco, que fornece água doce para centenas de municípios no Sertão, continua com pouco volume de águas, com menos de 15% da capacidade do lago de acumulação da hidrelétrica de Sobradinho.

No distrito de Pernambuquinho, em Sertânia, onde os ex-presidentes Lula e Dilma inauguram extraoficialmente a transposição do Rio para o alto sertão, as rezas são constantes desde quinta-feira. Na sexta-feira uma chuva forte pontuou as orações.

Se chover hoje, como reza a tradição, os pequenos agricultores poderão iniciar o plantio com a certeza de um “inverno” substancial.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário