Consumidor vai pagar conta de energia mais cara em abril

O jornalista Cláudio Humberto adiantou hoje em sua coluna na internet que em abril teremos bandeira vermelha nas contas de energia. Ele atribui a religação das termelétricas a gás e diesel ao lobby dos proprietários dessas usinas, caras e poluidoras, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Lobby no Brasil é sinônimo de troca de favores, geralmente regiamente pagos pelos beneficiados.

O colapso do sistema hidrelétrico depois de 5 anos de poucas chuvas permite que se faça mais esse atentado ao bolso do consumidor.

O Nordeste tem capacidade de armazenamento de 51 Mw, em suas grandes barragens. Mas a capacidade geradora de Sobradinho (58% da capacidade de geração da Região) está com apenas 15% do reservatório cheio. Ao final da temporada de chuvas, isso pode ser péssima notícia para o consumidor, que vai pagar pela energia das termelétricas. A geração eólica ainda não dá conta de sustentar o consumo nordestino.

Eólica supera Itaipu, com a força dos ventos*

O Brasil chega a março com 10,85 GW de capacidade instalada de energia eólica, em 435 parques eólicos. Em construção e contratados, há 7,09 GW em outros 305 parques que estarão prontos até 2020. Estas e outras informações estão no boletim “Dados Mensais ABEEólica” de março de 2016, divulgado hoje pela associação.

O destaque do mês é o Estado do Piauí, que alcançou capacidade instalada superior a 1 GW, marca esta que foi resultado da instalação e início de operação em teste de três novos parques somando 66,7 MW de potência. Os parques são Ventos de Santo Augusto I, VI e VII e estão localizados em Simões. Comercializados no leilão A-5/2013 pela Casa do Ventos, os empreendimentos adiantaram a sua operação que em contrato estava prevista apenas para início de suprimento de maio/2018. Veja, abaixo, a divisão por estado de potência instalada.

*Itaipu tem uma capacidade instalada de 16 GW, mas metade da energia é do Paraguay, que revende parte dela ao Brasil.

Abaixo, o perfil da matriz energética brasileira:

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário