Projeto voluntário vai realizar gratuitamente mais de 40 mil atendimentos na região de Irecê

De hoje a ‪23 de abril, a cidade de Irecê – localizada a 480 km de Salvador, região centro-norte do estado – vai receber a 17ª edição do Voluntários do Sertão. A ação traz mais de 400 especialistas nas  áreas médica, enfermagem, odontológica, previdenciária, psicológica, social, entre outras, além de 800 voluntários da região, num total de 1.200 pessoas.

A previsão é que cerca de 10 mil moradores do município e de localidades próximas sejam beneficiados, com a realização gratuita de mais de 40 mil procedimentos. “O mutirão oferece estrutura completa à população que procura atendimento, desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações e até mesmo casamentos coletivos”, explica o presidente do Voluntários  do Sertão, Doreedson Pereira, conhecido como Dorinho. “Tudo isso, aliado a muito amor, carinho e respeito a essas pessoas” – disse ‘Dorinho’, o presidente.

Projeto originário de Ribeirão Preto (SP), o Voluntários do Sertão contará com profissionais do interior de São Paulo e da região de Irecê, e acontece em diversos espaços, como na Praça do São João, Colégios Polivalente e Luiz Viana Filho, prédio do antigo Fórum, Hospital Municipal de Irecê, PSF Vivendas, Secretaria de Ação Social, entre outros. “Os profissionais que atuam conosco são praticamente os melhores em suas áreas no país. Recebemos inscrições de candidatos a voluntários de todos os estados, desejando participar e ajudar com trabalho e dedicação”, conta Marta Meire, gestora do Voluntários do Sertão.

Segundo o prefeito de Irecê, a vinda do Voluntários do Sertão para o nosso município de um projeto tão grandioso vai nos ajudar a diminuir drasticamente a demanda reprimida de atendimentos na área da saúde”, explica.

Voluntários do Sertão

A organização Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000 pelo empresário Doreedson Pereira e iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Atualmente, o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras e distribui Kits de saúde e higiene pessoal em diversos municípios do sertão do Nordeste.

Seu objetivo é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social. A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.

A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realizam uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do Brasil. A ação conta com apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal. As informações são da ASCOM/Prefeitura de Irecê

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Projeto voluntário vai realizar gratuitamente mais de 40 mil atendimentos na região de Irecê”

  1. Quanto será que custa essa ação ” voluntária ” pro governo federal ; estadual e municipal ???? Divulguem também os valores !!!! Equipe de Ribeirão Preto ??? Aí aí engana o povo que ele gosta …..

Deixe um comentário