Semi-árido continua sofrendo com a longa seca de 7 anos

Barragem de Jucazinho no agreste pernambucano, quase seca.

Segundo leitura do ONS – Operador Nacional do Sistema de energia, o reservatório de Sobradinho estava, neste domingo, com apenas 13,4% de sua capacidade. Enquanto isso os inúmeros açudes do restante do Nordeste estão com apenas 17% de sua capacidade de armazenamento de água. Segundo cálculos das autoridades do setor, toda a reserva do Nordeste não seria capaz de encher o açude Castanhão, o maior da região, que tem apenas 5% de suas reservas.

O dado é do sistema Olho N’Água, do Insa (Instituto Nacional do Semiárido) e da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), que pela primeira vez fazem uma soma em tempo real do volume de todos os reservatórios em nove Estados.

Cerca de 24 milhões de pessoas, em 1.133 cidades do semiárido, são diretamente afetadas pelos sete últimos anos de seca.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário