
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, criado nos Estados Unidos em 1983 com o objetivo de prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, tem caráter social e preventivo, se concretizando numa parceria entre a Polícia Militar, Escola e Família.
O programa tem o bojetivo de engajar esforços na educação preventiva de crianças, adolescentes e jovens. Este Programa foi implantado no Brasil na década de 1992 e na Bahia no ano de 2003. É desenvolvido na Região Oeste da Bahia desde 2008 atendendo alunos cursantes do 5º e 7º ANO de escolas da rede pública (municipais e estaduais) e da rede particular de ensino, sendo ministrado pelos instrutores Proerd Sd PM Neiva Barbosa e Sd PM Sérgio.
No ano de 2016, com a formação de novos instrutores Proerd, contamos também com o Sd PM Thiago Campos e com o Sd PM Airton Lima, também pertencentes ao 10º BEIC (Barreiras), estendendo o currículo para os alunos da Educação Infantil (Pré I e II e Ensino Fundamental I).
O programa Proerd tem a duração de 10 semanas, o instrutor aborda sobre variados temas: desde as pressões e influências das amizades até as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas tanto para a saúde quanto nos aspectos legais, e nesse ínterim os alunos se preparam para serem multiplicadores e repassarem os conhecimentos adquiridos no meio em que vivem, sendo devidamente formados e recebendo o certificado de proerdianos.
No ano de 2016 foram acrescidas ao currículo do 5º ano mais duas aulas suplementares para ajudar os alunos a aprenderem maneiras seguras e responsáveis de lidar com as situações que eles podem enfrentar em seu dia-a-dia.
O Proerd vem desenvolvendo um papel fundamental na prevenção ao uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens, e para esse programa ser aplicado conta com a parceria das prefeituras municipais da região também preocupadas com o aumento exacerbado de jovens envolvidos com drogas, sabendo ser de fundamental importância que haja uma maior conscientização acerca dos problemas sociais.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência formou desde o ano de 2008 quase 6.000 proerdianos na Região Oeste da Bahia, empenhando-se num trabalho em conjunto de beneficio a todos.
