
O ex-ministro Antonio Palocci foi condenado a 12 anos e dois meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele está preso desde setembro de 2016.
A condenação, feita pelo juiz Sérgio Moro em primeira instância, foi dada nesta segunda-feira (26). Palocci é responsável, segundo a sentença do Magistrado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, investigados na Operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato.
O processo investigou se ele recebeu propina para favorecer a Odebrecht entre os anos de 2006 e 2013. Nas alegações finais, a defesa de Palocci apontou inconsistências nas delações de executivos da Odebrecht e pediu a absolvição do ex-ministro.
Por outro lado, o MPF reforçou o pedido de condenação. O ex-assessor de Palocci Branislav Kontic, o empresário Marcelo Odebrecht e outros 11 também eram réus nesta ação penal.
A revista Isto É vazou na edição desta semana, que circulou a partir de sexta-feira, que a sentença de Lula já está pronta e condena o ex-presidente a 22 anos de prisão.
