Lixão a céu aberto e fossas negras podem estar deixando moradores de LEM doentes

A manchete principal do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, informa que 100 mil habitantes podem estar doentes pela proximidade com os lixões. Diz o jornal:

Existem 467 lixões e aterros controlados ilegais espalhados por Minas. Juntos, os precários depósitos a céu aberto são responsáveis por adoecer, pelo menos, 100 mil mineiros a cada ano.

A estimativa é de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O documento aponta que o ambiente insalubre oferece perigo a moradores do entorno das áreas de descarte, catadores e quem apenas passa por esses locais. 

Segundo a entidade, pelo menos 7 milhões de pessoas residem perto de lixões ou aterros irregulares em Minas. E não somente a saúde deles está em risco, afirma o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho. 

Ele reforça que mais pessoas podem estar vulneráveis. “Consideramos um impacto limitado a uma área de 15 quilômetros no entorno dos lixões. Mas quando o lixo contamina o lençol freático, não sabemos até onde ele vai”, diz.

Em Luís Eduardo Magalhães temos o lixão a menos de 200 metros de um bairro populoso. Pior: milhares de fossas negras ainda recolhem os esgotos da cidade. E a água potável vem toda do subsolo, através de poços artesianos. Efetivamente é um problema de saúde pública que pode se potencializar com o tempo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Lixão a céu aberto e fossas negras podem estar deixando moradores de LEM doentes”

  1. Bom dia,

    E as promessas do prefeito, cumpre nada, confiaram tanto, está chegando as chuvas e nada resolvido rio dos cachorros, também elegeram,,, bem feito

Deixe um comentário